A Intel inaugura amanhã a loja de aplicativos para o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Nokia, para receber aplicativos de desenvolvedores. Com a medida, a Intel tenta estimular os desenvolvedores a criar aplicativos para a plataforma, mesmo depois que a Nokia anunciou que o MeeGo será um projeto e longo prazo e o Windows Phone 7 será o sistema operacional principal de sua linha de smartphones.
De acordo com Sulamita Garcia, responsável pelo marketing técnico do Open Source Technology Centre da Intel na Europa, os desenvolvedores terão que submeter o aplicativo à Intel para avaliar o código para verificar se não existe nenhum código malicioso ou falhas e, só depois, o aplicativo será liberado para download por meio da loja de aplicativos. "A loja será aberta para os consumidores em breve", disse Garcia em entrevista ao iG.
Para estimular a produção, a Intel oferecerá US$ 500 dólares para os 100 primeiros desenvolvedores que submeterem aplicativos após a abertura da loja. Os 10 melhores, de acordo com os critérios da Intel, ganharão um prêmio de US$ 1 mil.
Atualmente, o MeeGo roda em apenas dois produtos que já estão no mercado: um set-top box produzido por um fabricante italiano e um tablet fabricado pela WePad - este último leva a versão do MeeGo para tablets, anunciada ontem no Mobile World Congress. O WePad chega ao mercado apenas na Alemanha e oferece diversos aplicativos desenvolvidos em parceria com grandes empresas, como o YouTube e o game Angry Birds. "Eles customizaram o sistema em apenas seis meses, porque o MeeGo é uma plataforma pronta", diz Garcia.
Segundo Garcia, apesar da decisão da Nokia, os desenvolvedores de MeeGo podem continuar criando software na plataforma Qt, que também era usada para desenvolver aplicativos para o sistema operacional Symbian. "O ambiente de desenvolvimento será mantido." Atualmente, o MeeGo 1.0 já conta com versões para smartphones, sistemas para carros, netbooks e, agora, tablets. Em abril, a plataforma deve ser atualizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário